Visualizações de página nos últimos 7 dias

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 7 de Abril

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também! Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde.



 
"Resistência aos Antimicrobianos" é o tema do Dia Mundial da Saúde 2011, celebrado a 7 de Abril.


“Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã” (Combat drug resistence - no action today, no cure tomorrow) é o lema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2011, a 7 de Abril.

A OMS alerta para o aumento da resistência aos antimicrobianos e para a necessidade de se implementarem medidas urgentes para a sua prevenção e controlo.

Além disso, salienta a importância do papel dos Governos, decisores políticos, profissionais de saúde, farmacêuticos e doentes, no âmbito da implementação de políticas e práticas que garantam a eficácia dos medicamentos que actualmente são utilizados no tratamento de doenças infecciosas e do reforço da prevenção e controlo da emergência de microrganismos resistentes.

De acordo com a OMS, a resistência aos antimicrobianos tem sido facilitada pela falta de políticas de prescrição, pela utilização incorrecta (em doses menores ou por menor tempo do que foi prescrito pelo médico), pela utilização no tratamento de doenças para as quais não são indicados (por exemplo, nas gripes e constipações) e por práticas insuficientes de prevenção e controlo de infecções associadas à prestação de cuidados de saúde.

O uso e abuso dos antimicrobianos nos últimos 70 anos tem provocado o aumento de microrganismos resistentes a estes medicamentos, causando mortes, sofrimento, incapacidade e aumento de custos para o doente e a sociedade.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem alterações que os tornam resistentes aos medicamentos. Este fenómeno é preocupante, pois além da medicação se tornar ineficaz, há o risco de muitas das doenças infecciosas se tornarem incontroláveis e de, através da mobilidade actualmente muito facilitada das pessoas, se poderem propagar rapidamente.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra ainda a criação da OMS, em 1948.

Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde
Enviar um comentário