segunda-feira, 29 de maio de 2023

CMLC - Exploração do livro "O Perfume dos Limões" 3º Anos

  


Livro: O perfume dos limões
Autor: António Torrado
Ilustrador: André Letria
Editor :  CMS "O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora"




Os alunos depois de lerem e explorarem o livro realizaram uma ficha de leitura sobre a obra literária do escritor António Torrado.



Fazendo upload: 2811830 de 2811830 bytes.



Os alunos fizeram um Kahoot  "Quem sabe Mais..."  sobre o livro. Em equipas partilharam e avaliaram os seus aconhecimentos sobre o livro.


As turmas do 3º Ano expuseram os seus trabalhos na ExpoEscultor, exposição de trabalhos dos alunos do Agrupamento, realizada no final do Ano Letivo, para toda a Comunidade Educativa.






  


Os alunos em aula de Expressão Plástica fizeram caricaturas e desenhos para azulejos, à maneira do mestre Leal da Câmara.






   



terça-feira, 9 de maio de 2023

80 anos separam as histórias destes dois refugiados – eles têm mais em c...


Estas são as histórias verídicas de Harry e Ahmed, contadas pelos próprios. Apesar de estarem separados por gerações, são as histórias semelhantes de duas crianças refugiadas.

O nosso muito obrigado a Harry, Ahmed e respectivas famílias por partilharem connosco as suas histórias.

dia mundial da diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento - 21 de maio

 


BEM VINDO AO NOSSO MUNDO!

CELEBRANDO AS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO.


Desde animais de estimação a brincadeiras, passando por saudações, roupas ou chapéus, há tantas maneiras de dizer e fazer as coisas no mundo inteiro!


Um livro muito especial, que celebra os costumes e as tradições de muito países, com belíssimas ilustrações, que retratam de quantas cores é feito o nosso mundo.


segunda-feira, 8 de maio de 2023

LEITURAS PARA A DIVERSIDADE CULTURAL E PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO

 Há dois tios de habitantes. 

Os de cima e os de baixo. 

Os de cima vivem da mesma forma que os de baixo. 

E os de baixo da mesma que os de cima, mas ao contrário.


Os de cima e os de baixo é um álbum que se destaca pela simplicidade e originalidade da sua proposta narrativa e estética. Parte da concepção do mundo ao contrário, de uma espécie de reflexo da realidade numa dimensão paralela. Longe de partir do princípio de que existem estilos de vida diferentes ou antagónicos, a proposta tenta demonstrar que se trata de mundos que convivem lado a lado, que partilham costumes, que se complementam, com a diferença apenas de que os acontecimentos decorrem em planos opostos… duplicam-se, podem encontrar-se e coincidir.

Vamos ler ao alto, ou de pernas para o ar, ao gosto de leitor; vamos partilhar, podendo ficar um para cada lado. As ilustrações apresentam-nos uma vizinhança muito particular, com personagens de formas básicas, cenas simétricas, cores suaves e cálidas.

terça-feira, 2 de maio de 2023

DIA DA MÃE - 7 DE MAIO de 2023



Em Portugal, o Dia da Mãe começou por ser comemorado a 8 de dezembro. A data foi alterada para o primeiro domingo de maio na década de 1970. Pelos quatro cantos do mundo, comemora-se o Dia da Mãe, mas a data varia consoante o país.

No próximo domingo, o primeiro de maio, assinala-se o Dia da Mãe. Durante muito tempo, em Portugal, a data comemorava-se a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e ainda hoje há quem prefira celebrar nessa data.

A história começa a contar-se na década de 1950, quando a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, fixando-o a 8 de dezembro.

O aproveitamento comercial da data conduziria, porém, a um pedido especial dos bispos. “Ainda antes de 1974, a Conferência Episcopal Portuguesa pediu à Mocidade Portuguesa Feminina que o Dia da Mãe fosse deslocado para data diferente, a fim de permitir que o 8 de dezembro ficasse exclusivamente ligado a Nossa Senhora, padroeira de Portugal”.

Foi pedido que o Dia da Mãe se fixasse no primeiro domingo de Maio, no qual, pelo calendário litúrgico, não ocorre nenhuma festa de especial importância. E assim permaneceu até hoje.

Quando e onde se comemora o Dia da Mãe?

A comemoração do Dia da Mãe varia muito em todo o mundo, repartida por vários meses do ano.

A origem remonta à antiguidade clássica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses. Já os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.

Recolha realizada pelo grupo do 4º ano

Ideias para fazeres e ofereceres à tua mãe:

1. Faz um cartão como este:



2. Imprime a tua mão e escreve um poema.


3. Constrói um ramo de flores como este, é só necessário cartolinas coloridas!

  

4. planta uma flor num vaso e decora-o, como estes exemplos.