A lenda do Galo de Barcelos, um dos símbolos de Portugal
Diz a lenda que em algum momento na época medieval, ocorreu um crime na cidade de Barcelos que ninguém conseguia desvendar.
Acontece que um jovem galego que passava pela região à caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa foi acusado pelos moradores como suspeito do crime e acabou condenado à forca por isso.
Alegando inocência, o jovem pediu que fosse levado até o juiz e assim foi feito. No encontro, reafirmando que não havia cometido crime algum e perante as risadas do juiz e demais presentes, o jovem apontou para um frango assado na mesa do banquete que ocorria ali e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”
Claro que todos continuaram a não levar o rapaz a sério, porém, na hora do enforcamento, o galo português se levantou e cantou!
O juiz, desesperado, foi até à forca para tentar evitar a injustiça e chegou a tempo de ver o rapaz sobreviver por conta de um nó mal feito na corda.
Solto e inocentado, o galego voltou anos depois e construiu o famoso Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.
A história começa na pequena cidade de Barcelos, ao norte do país. Além da lenda, o local é conhecido também por ser uma das paradas do tradicional Caminho Português de Santiago de Compostela.
Com galos espalhados por todo canto da pequena cidade portuguesa, indicando a importância e força da lenda, logo na entrada da cidade é possível ver uma parte da história, o famoso Cruzeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário